domingo, 28 de novembro de 2010

"Rio, eu gosto de você"

Neste últimos dias, eu e você prestamos muita atenção ao Rio de Janeiro e o mundo conheceu a fundo a parte da cidade sem o "Rio de sol, de céu, de mar" da canção de Tom Jobim. Mesmo quem não é carioca da gema, não conseguiu ignorar os fatos. Separei boa parte do meu tempo para assistir ao que muitos já consideram como "Tropa de Elite 3", uma realidade nada confortante, e confesso que eu que ainda não vi a segunda versão nos cinemas, já não necessito mais o fazer.

Certamente, concordo e apoio as ações que estão acontecendo em prol do "combate ao crime brutal" nesta cidade já saturada, apesar de ainda me assustar com o cenário de guerra montado sob tanques e blindados e ter desconfiado, inicialmente, que todas estas medidas imediatas e classificadas pelo próprio governador do estado do Rio como "de médio a longo prazo" estejam muito mais enraizadas aos 2014 e 2016 que tanto sonhamos e conseguimos, ou seja, mostrar ao mundo que o Rio de Janeiro é a Cidade Maravilhosa . Sinceramente, agora não penso tanto nesta ideia que não é nada absurda e incomum para muitas pessoas. Acredito que existe, sim, um propósito muito maior que uma afirmação a nível global por dentro de todas estas ações policiais e militares nas favelas. Acredito que desta vez, ainda que tardiamente, o Rio de Janeiro está verdadeiramente disposto a sarar a própria ferida e estender suas mãos para os que tanto sofrem com a violência e o tráfico.

Isto não é uma guerra, não é um combate. Não é contra, mas a favor. São ações necessárias calcadas em uma só esperança: garantir o que tanto o asfalto como o morro querem, paz e segurança. Confio no trabalho das tropas, desejo muito sucesso nestas ações e creio, sim, na recuperação de bandidos submissos a uma realidade viciante e degradante. Toda esta movimentação não precisa mostrar ao mundo o que o Rio de Janeiro é. Eu sei que a minha cidade é maravilhosa e não a trocaria por nenhuma outra. Não mesmo.

Se o que estamos vivendo é um Tropa de Elite sem roteiro e efeitos de luz, então que o filme tenha um final feliz para todos. Mesmo com muito sofrimento e perdas, tenho fé de que tudo ficará bem, que as famílias temerosas deitadas no chão de suas casas possam levantar, que o Rio vire esta página e concretize a letra de samba escrita na carta de uma moradora do Complexo do Alemão entregue ontem aos policiais: "Liberdade, liberdade, abra as asas sobre nós". É o que realmente queremos!

VB.

5 comentários:

  1. Perdi as esperanças em relação a Humanidade,as pessoas estão agressivas, sem paciência e VIOLENTAS. O que mais assusta é que não será a ultima vez que acontece isso :(

    ResponderExcluir
  2. Todo o Brasil está aí esperando isso, PAZ PELO RIO. Muito triste a calamidade e a onda de violência que assola a população.
    Esperamos que tudo termine "bem", se possível.
    www.blogdaesfinge.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. todo mundo refletindo sobre o rio ja está me irritando. Sim, é muito triste, mas é algo que ja era esperado!

    ResponderExcluir
  4. Muito legal sua expressão de carinho pela cidade maravilhosa. Que está Tropa de Elite 3 (lotada de personagens) tenha um final feliz! E creio que vai ter! =D

    Abraços!

    http://neowellblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Sou paranaense e jamais fui ao rio por MEDO! agora até considero a ideia, rock in rio e coisa e tal. Boto fé nas tropas mas me dá enjoo o sensacionalismo da mídia. Os desgraçados ainda vão lá e mostram o armamento da polícia e a localização das tropas na ocupação! misericórida!

    ResponderExcluir